Resenha Mariana

Olá meu povo...
    
       Hoje trago para vocês mais uma resenha, desta vez trata-se do livro Mariana, da nossa parceira Ana Rapha Nunes, um infanto-juvenil cheio de emoção.  

Sinopse: Mariana é uma menina que vive em uma pequena cidade de Minas Gerais. Passa os seus dias rodeada pela natureza, subindo em árvores, pegando fruta no pé, observando o pôr-do-sol, aproveitando as alegrias da infância. Vai crescendo e sonhando com o mar…
No entanto, nem tudo são flores no caminho da menina, que terá de largar sua terra natal e ir com os pais para a cidade de Mariana. Lá surgirão novos amigos, florescerão descobertas e o seu primeiro amor. Mas um mar de lama atravessará o seu destino.
A coragem e a determinação serão fundamentais para Mariana que se vê obrigada a crescer de uma hora para outra. Em poucos minutos, a sua vida e a de tanta gente irão virar de cabeça para baixo. O que fará Mariana diante desse novo universo?


       Mariana é um livro leve mas que trás em seus acontecimentos uma das maiores tragedias que o Brasil já viveu, o rompimento da Barragem São Marco em Mariana.
      Esta historia começa nos apresentando sua personagem principal Mariana que vive em uma pequena cidade de Minas Gerais, mas logo esta menina sapeca é pega de surpresa com uma noticia que vai mudar completamente sua vida, seu pai arrumou um novo emprego, onde poderia dar melhores condições para família, ate ai estava tudo uma maravilha, até Mariana descobrir que teria de mudar para outra cidade, deixando todos os seus amigos para traz.
     Foi um sacrifício convencer a menina a aceitar esta nova situação, com muita relutância Mariana se despediu dos amigos, da escola, do primo Bartolomeu seu melhor amigo e dos membros restantes da família.
    Chegando na nova cidade Mariana que por coincidência continha a mesmo nome que nossa protagonista, a menina começou a se encantar pela nova casa, pela nova escola. Falando na nova escola não tardou a fazer novos amigos.Fora na escola também que Mariana conheceu seu primeiro amor.

E assim, viram o sol se pôr na praça central, observando as cores que pintavam o céu naquele instante.O azul do céu era manchado por tons rosa e alaranjados, parecendo uma tela pintada por um artista, um visual deslumbrante, que Mariana adorava apreciar sempre que podia (Pg. 48)

     Tudo andava como tinha de ser até que um dia aconteceu o que ninguém esperava, um mar de lama invadiu Mariana, levando tudo o que estava na sua frente, fora uma tragedia sem precedentes, muitas pessoas desabrigadas, feridas e desaparecidas.
Naquele dia Mariana conheceu a força de um mar. Não um mar límpido, de águas cristalinas e ondas, mas um mar de lama, a levar tudo o que estivesse em seu caminho. Vidas, amores, memorias, tudo era destruído. (Pg. 75)

     Mariana é uma bela historia para todas as idades, um livro lúdico que relata esta tragedia de forma leve mas não deixando de ser fiel aos acontecimentos. Alem de termos os acontecimentos vistos pelo olhar de uma criança no final do livros temos outros relatos de pessoas que também viveram esta tragedia.
   
    Espero que gostem e até a próxima...





Nenhum comentário:

Postar um comentário